sábado, 15 de novembro de 2008

Resveratrol

É antioxidante, anti-inflamatório, regula a saúde reprodutiva do homem e da mulher. O resveratrol, um dos 200 polifenóis do vinho, pode ser a razão inconsciente por que nos sentimos tão felizes depois de bebê-lo.

O chamado "paradoxo francês" refere-se ao facto de as pessoas em França terem baixos índices de doenças do coração, apesar de exagerarem na manteiga ou fumarem como
chaminés. Acredite ou não, o fenómeno foi pela primeira vez notado em 1819 pelo médico irlandês Samuel Black. Por exemplo, o francês médio consome 108 gramas por dia de gordura animal em 2002, enquanto que o americano consome 72. Os franceses comem quatro vezes mais manteiga, 60 % mais queijo e qua se três vezes mais carne de porco.
Definitivamente adoram gordura! Quem pode condená-los? A gordura sabe bem. E com a descoberta de um novo receptor de gordura no paladar, publicado no Journal of Clinical Nutrition, faz todo o sentido sermos tão viciados no sabor da gordura.

Uvas e vinho tinto
Então o que explica este bizarro paradoxo de comer muita gordura e ter uma boa saúde cardiovascular, e talvez até melhores índices globais de saúde? Meus amigos… é o vinho. Especifica mente, o ingrediente activo no vinho tinto chamado resveratrol. Este impressionante ingrediente encontra-se nas uvas. Aliás, o vinho tinto é bem conhecido
pelos seus efeitos na longevidade das bactérias, dos vermes, das moscas. É um princípio: os cientistas estão sempre a estudar estes organismos "simples" antes de avançar para a espécie hominídea mais complicada (isto é, nós).

Saúde feminina
O vinho tinto também tem revela do efeitos anti-cancerígenos e anti-inflamatórios.
Mais importante ainda, este ingrediente pode ter efeitos significativos na saúde feminina. Resveratrol e transresveratrol (a versão 'trans' tem uma estrutura molecular diferente) são fitoestrogénios potentes, presentes na pele das uvas, de outros alimentos à base de plantas e no vinho. Como deve saber, os fitoestrogénios são componentes não-esteróides, de origem vegetal, que são funcional e estruturalmente semelhantes aos estrogénios esteróides, como o estradiol, produzido pela mulher. As hormonas geralmente usadas na terapia hormonal de substituição podem causar efeitos adversos graves, incluindo AVC, problemas na vesícula biliar e outras complicações como cancro do útero, endométrio e da mama. Um copo por dia Onde entra então o resveratrol? Não é só para mulheres. Existem estudos com animais que revelam que a contagem de esperma e a testosterona no plasma aumenta com o consumo de resveratrol. Argumentos suficientes para recomendar um copo de vinho tinto por dia para todos aqueles que querem melhorar saúde e bem-estar.

O QUE É?
Quimicamente, é um fitoalecino polifenólico. Encontra-se na pele das uvas pretas e no vinho tinto. 
COMO ACTUA?
O resveratrol mostrou ter inúmeros benefícios. É anti-cancerígeno, antienvelhecimento,
anti-inflamatório e protege a saúde cardiovascular.


E esta hein?

Sem comentários: