sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Dia Mundial da Alimentação

Alexandra Bento, Presidente da Associação Portuguesa Nutricionistas:

Como prevenir é o melhor remédio, é importante conhecermos o nosso estado nutricional e ter um padrão alimentar saudável. Assim, na quinta-feira, para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, que tal fazer um check-up? 

A alimentação é reconhecida como um dos principais determinantes da saúde. Em Portugal, tal como no resto do mundo, as principais causas de morte e de perda de anos de vida reflectem uma alteração dramática nos hábitos alimentares, como resultado dos fenómenos de industrialização, urbanização, desenvolvimento económico e globalização do mercado. 

Nas designadas sociedades da abundância, a prevalência da obesidade e de outras doenças crónico-degenerativas têm vindo a aumentar rapidamente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, se nada se fizer para prevenir ou tratar a obesidade, mais de metade da população mundial será obesa no ano de 2025. No que diz respeito à diabetes, a previsão global aponta para que a prevalência duplique de 171 milhões (em 2000) para 366 milhões em 2030. Estima-se também que a mortalidade por cancro atinja, em 2030, cerca de 11,4 milhões de pessoas. 

O estilo de vida e, particularmente, os hábitos alimentares, desempenham um papel preponderante no aumento destas condições crónicas. Sabe-se que 80% dos casos de doenças cardiovasculares, 90% dos casos de diabetes mellitus tipo 2 e 33% dos casos de todos os tipos de cancro poderiam ser evitados pela adopção de estilos de vida saudáveis, nomeadamente através de mudanças benéficas nos hábitos alimentares, da prática regular de exercício físico e da cessação dos hábitos tabágicos. 

Os principais factores de risco na base do desenvolvimento destas condições crónicas incluem a hipertensão arterial, hipercolesterolemia, excesso de peso, sedentarismo, fraco consumo de horto frutícolas, elevado consumo de sal, de gordura saturada e ácidos gordos trans. Todos estes factores podem ser modificados através da alimentação. 

A alimentação saudável promove a saúde e previne a doença. É uma forma racional de comer que assegura variedade, equilíbrio e quantidade justa de alimentos, que devem ser escolhidos pela sua qualidade nutricional e higiénica e que são submetidos a benéficas manipulações culinárias. Os princípios da alimentação saudável são transmitidos pela Roda dos Alimentos, que é, por excelência, o guia alimentar da população portuguesa. 

Como prevenir é o melhor remédio, será importante conhecermos o nosso estado nutricional e adoptarmos um padrão alimentar saudável. Assim, no próximo dia 16, para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, entendeu a Associação Portuguesa dos Nutricionistas realizar check-ups ao Índice de Massa Corporal (IMC) em alguns hospitais, centros de saúde e outras instituições, de norte a sul do País, com o objectivo de diagnosticar, informar e aconselhar os portugueses em matéria de alimentação saudável, contribuindo não só para a prevenção da obesidade mas também para a prevenção de outras doenças relacionadas com uma alimentação desequilibrada. 



Sem comentários: